sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Benchmarks entre Mantle e Direct X 11 em Battlefield 4

Para comparar o desempenho entre Mantle vs DX11, o Frostbite realizou vários benchmarks com Battlefield 4 em 3 diferentes configurações e cenários de teste:


Test case 1: Low-end single-player
CPU/GPU: AMD A10-7850K ('Kaveri' APU), 4 cores @ 3.7 GHz
Settings: 720p MEDIUM settings.
OS: Windows 7 64-bit
Level: Singapore "Beach"

Este cenário é bem pesado sobre o CPU, uma vez que temos um ambiente com muita de ação em andamento, mas graças a otimizações da GPU com Mantle temos uma boa melhora de desempenho.


Resultado: 26,6 ms / f -> 23,3 ms / f = Mantle 14% mais rápido






Test case 2: Standard 64 player multiplayer
CPU: AMD FX-8350, 8 cores @ 4 GHz
GPU: AMD Radeon 7970 3 GB (AMD will add support for the AMD Radeon HD 7970
Settings: 1080p ULTRA 1x MSAA
OS: Windows 8 64-bit
Level: Siege of Shanghai

Neste mapa foi testado com 64 jogadores que simula a carga de trabalho pesada que temos no multiplayer, a fim de obter resultados mais deterministas em relação ao multijogador completo real. 64 jogadores em grandes níveis de batalha exige bastante do CPU.


Resultado: 18,87 ms / f -> 15,08 ms / f = Mantle 25,1% mais rápido






Test case 3: High-end single-player com multipla GPUs
CPU: Intel Core i7-3970x Extreme, 12 logical cores @ 3.5 GHz
GPU: 2x AMD Radeon R9 290x 4 GB
Settings: 1080p ULTRA 4x MSAA
OS: Windows 8 64-bit
Level: South China Sea "Broken Flight Deck"

Esta cena single-player é pesada tanto no CPU quanto para a GPU, com muita ação acontecendo. O teste foi feito no mais top CPU Intel, sobre o Windows 8. Ainda este processador não é rápido o suficiente para manter as duas GPUs 290x, na resolução 1080p em configurações Ultra, então temos um gargalo de desempenho da CPU significativa que resulta em grande melhoria de desempenho ao habilitar Mantle.


Resultado: 13,24 ms / f -> = 8.38 ms / f = Mantle 58% mais rápido





resultados
TESTE 1: low-end single-player 2: 64-player multi-player 3: multi-gpu single-player
CPU AMD a10-7850k (kaveri), 4 cores 3.7 Ghz AMD fx-8350, 8 cores 4 Ghz Intel Core i7-3970x extreme, 12 logical cores 3.5 Ghz
GPU n/a amd radeon 7970 3 Gb 2x amd radeon r9 290x 4 Gb
CONFIGURAÇÃO 720p medium ultra 1080p ultra 1080p 4x msaa
SO Windows 7 64-bit Windows 8 64-bit Windows 8 64-bit
LEVEL singapore siege of shanghai south china sea
DX11 avg 26.6 ms/f (37.6 fps) 18.87 ms/f (52.9 fps) 13.24 ms/f (78.4 fps)
MANTLE avg 23.3 ms/f (43 fps) 15.08 ms/f (66.3 fps) 8.38 ms/f (121.5 fps)
DESEMPENHO MANTLE 14% mais rápido 25.1% mais rápido 58% mais rápido


Estes resultados são exemplos concretos do que temos visto em cenários pesados. Mas é importante ressaltar que no PC há, naturalmente, muitos tipos diferentes de configurações de CPU, GPU e OS, bem como a carga de trabalho no jogo é altamente variável ao longo de tanto single-player e multi-player, para que se possamos dizer um único número fixo de quanto mais rápido ele é.P


Nenhum comentário:

Postar um comentário